Uso da Inteligência Artificial no Ministério de Louvor
- Marcos Santana
- 27 de dez. de 2024
- 5 min de leitura

Quando comecei a tocar violão/guitarra no Ministério de Louvor, haviam poucas pessoas, poucos recursos, poucas músicas (comparando com a imensidão de hoje). Era mais fácil gerenciar e organizar uma escala e a lista de música dos cultos. Lembro que uma tecladista fez um caderno com todas as músicas que a igreja cantava e todas elas cifradas. Aquilo, pra gente que estava começando, era puro ouro! Hoje em dia, basta entrar em algum site de cifras para que, em poucos segundos, você já esteja dedilhando uma nova música. Eu ainda prefiro a moda antiga, de pegar de ouvido e depois conferir uma nota ou outra na cifra. Enfim. Assunto pra gente discutir em outro post.
Bom, com a evolução tecnológica das coisas, a inteligência artificial veio para ser uma ferramenta de trabalho em muitas áreas, inclusive da igreja. Aqui no blog já falei como ela pode ajudar pregadores e ministério infantil, por exemplo. Nesse post, vou falar sobre o uso da inteligência artificial no ministério de louvor. Acredite, ela pode ajudar demais!
Veja como:
1 - Criação de setlists ou listas de músicas
Você, líder do Ministério de Louvor da sua igreja, viu que o próximo culto será temático. O assunto será "Cura" e você precisa de um repertório que fale sobre o tema. Se não tem anotado e não vem nada à mente, o ChatGPT pode te ajudar nessa hora.
Fiz a seguinte pergunta a ele:
"Sou líder do ministério de louvor da minha igreja e o tema do próximo culto será Cura. Você pode me sugerir 5 músicas relacionadas a esse tema e que sejam populares e simples de ensaiar?"
Veja a resposta que ele me deu:

Ele me respondeu com essas 5 sugestões e me justificou a escolha. Agora, olha o que ele disse logo abaixo dessas respostas:

Vamos testar? Vou pedir a ele para nos ajudar com novos arranjos e divisão de vozes da música "Entra na Minha Casa".
Essa foi a resposta:
Eu até ia colar a resposta aqui, mas você poderia pensar que manipulei tudo. E, pra você ver como faço os pedidos para o ChatGPT, melhor você conferir. Veja que ele até errou um ponto e pedi para ele corrigir.
Pronto. Você já tem uma lista de músicas mais populares e ainda uma sugestão de arranjo para deixar uma das músicas com uma pegada diferente.
2 - Criação de uma escala mensal
Uma das maiores dores de um líder de ministério de louvor é, sem dúvida, a criação de uma escala e fazer com que ela seja executada sem maiores intercorrências. Uma escala mensal de uma equipe grande não é simples. Fica ainda mais complicada se a igreja possui vários cultos no decorrer da semana. O ChatGPT pode ajudá-lo a criar uma escala em poucos segundos. Vou te mostrar uma exemplo usando nomes fictícios:
Suponhamos que minha equipe de louvor seja essa:
Vocalistas: Pedro, João, Ana, Rebeca, Joice, Regis, Érica, Isaque, Poliana, Gustavo
Ministros de Louvor: Priscila, Valentina, Ester, Júlia, Lucas, Marcos
Violonistas: Rafael, Daniel, Paola
Guitarristas: Rogério, Alice
Baixistas: Alexandre, Paulo, Kaká
Tecladistas: Jéssica, Ivan, Paula
Bateristas: Israel, Renata, Bernardo
Dança: Cristina, Carla, Paloma, Vivi, Carol, Jaqueline, Vitória
Som: Juliana, Ranielson, Natan, Iuri
Projeção: Helton, Bianca
Vou pedir ao ChatGPT para gerar uma escala do mês de janeiro de 2025 baseado nas seguintes informações:
Os cultos ocorrem aos sábados, domingos e quarta-feira.
Pedro e Ester não poderão ser escalados no dia 05, pois estarão em viagem.
Bernardo não poderá ser escalado dia 25, pois tem um compromisso.
A equipe de dança não poderá ter mais do que 3 dançarinas por culto
Haverá apenas um ministro por culto
Os vocalistas deverão ser, no máximo, 4 e deverá mesclar homens e mulheres
Para cada instrumento, escalar apenas 1 pessoa por culto.
Som e projeção também deverão ter apenas 1 pessoa por culto
Faça com que cada instrumentista e vocalista participe de, pelo menos, 1 domingo.
Em poucos minutos, gerei uma escala para o mês. Precisei orientar a inteligência artificial para que ela corrigisse a questão dos domingos, pois eu quero que cada instrumentista toque em, pelo menos, um. No fim, ele gerou a escala que foi validada por mim e por toda a equipe. Demais, não é? Em uma equipe grande, com muitos integrantes que não podem estar em dias específicos, você não precisa ficar quebrando a cabeça por muito tempo.
3 - Criação de estudos direcionados ou devocionais
É muito importante cada integrante do ministério de louvor saber o seu papel nesse contexto. Uma forma de enraizar isso é proporcionando momentos de estudos da Palavra de Deus, seja com devocionais ou algo mais aprofundado. Esses estudos em conjunto direcionam todos em um mesmo propósito e a comunhão se fortalece.
Eu, particularmente, não acho legal pedir ao ChatGPT para me dar um estudo completo sobre um tema e eu apenas repassar essas informações, sabe? Acho muito impessoal, primeiro na forma vertical do nosso relacionamento com Deus e, depois, na forma horizontal, com nossos irmãos. Uma inteligência artificial nunca deverá substituir esses relacionamentos. Entretanto, você pode pedir auxílio e, aí sim, pedir ao Senhor uma direção para que Ele lhe dê uma palavra direcionada à sua equipe.
Por exemplo: você propôs fazer uma série de devocionais sobre comunhão no ministério. Serão 5 dias e você precisa de idéias de tema para que você possa trabalhar em cima deles. Nesse caso, eu "Marcos", não vejo problema em pedir esse apoio a uma ferramenta. Veja como podemos fazer isso:
Pedi ao ChatGPT para me dar 5 sugestões de devocionais sobre o tema "Comunhão". E disse que seria para o ministério de louvor, para tentar ser um pouco mais específico nas sugestões.
Agora, meu papel será aproveitar ou não as sugestões e preparar os estudos. :)
Conclusão
O uso da inteligência artificial no ministério de louvor pode ser de grande ajuda não só nesses 3 tópicos. Agora que você sabe do poder da IA, poderá utilizá-la para o que mais vier à sua cabeça, sempre usando com responsabilidade! Sempre digo isso, pois a IA não vem para ser fonte de informação, por enquanto. Ela está aí para ser usada como ferramenta de apoio. Se você tiver isso na cabeça, vai saber aproveitar o melhor de cada uma dessas ferramentas.
Você já usava IA no seu ministério? Achou essas dicas interessantes? Me conte nos comentários o que achou!
Um abraço, Marcos.
Comentarios