10 Estratégias que o Diabo Usaria para Destruir uma Igreja Forte (E Como Evitar)
- Marcos Santana
- 29 de jan.
- 5 min de leitura

Esse post pode mostrar algumas estratégias bem simples de como o diabo pode acabar com um ministério ou uma igreja. Sim, simples! E que podem estar acontecendo nesse exato momento em alguma igreja por aí. Sabemos que nem tudo é culpa do diabo. Nós somos livres para tomarmos decisões e atitudes certas ou erradas, querendo ou sem querer. Mas há um versículo, muito conhecido, no qual Pedro diz em 1Pe 5:8:
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Perceba que ele anda em derredor, esperando alguém ficar desatento para que possa dar uma "bocada". Isso acontece o dia inteiro com a gente, seja como indivíduos ou como igreja. Cabe a nós nos cercarmos de oração e intimidade com o Senhor para que ele possa fugir de nós.
Pensando nisso, fui ao ChatGPT e pedi pra ele o seguinte: "Se você fosse o diabo, o que faria para destruir uma igreja?" e ele me respondeu com as 10 Estratégias que o diabo usaria para destruir uma igreja forte (e como evitar). Seguem as respostas:
1 - Eu semearia a divisão
Colocaria uma sementinha de fofoca em alguém. Faria líderes brigarem por suas convicções, quando não concordarem com algo. Faria com que essas divisões entre os líderes chegassem aos membros até a igreja ficar completamente dividida.
Como evitar? Resolva rapidamente todo tipo de conflito. Busque frear qualquer tipo de fofoca e envolva a igreja com muita oração, perdão e unidade.
2 - Eu faria vocês se sentirem superiores
Alimentaria o orgulho da igreja fazendo-a acreditar que ela é a melhor, mais santa, mais ungida, com melhor louvor e melhor estrutura. Isso cegaria a visão e vocês deixariam de enxergar os erros e, aos poucos, perderiam a humildade e a graça.
Como evitar? Ensinar a igreja sobre humildade de Cristo. Ninguém é nada sem Deus e seus ensimantos. Pessoas parecidas com Cristo formam uma igreja forte!
3 - Eu distrairia vocês com muitas atividades
Colocaria muitas programações, reuniões, eventos mirabolantes e muito legais para ocupar a mente de vocês com o que não é do Alto. Essa seria uma igreja ideal para minha ação, pois ali teria tudo, menos a presença de Deus.
Como evitar? Não é errado fazer programações, mas que sejam única e exclusivamente para glorificar a Deus. Priorize a comunhão com Deus e com os irmãos da igreja antes de tudo. Cuidado: agenda cheia de eventos pode deixar a igreja vazia de Deus.
4 - Eu atacaria a liderança
Faria de tudo para que os líderes desanimem ou caiam. Colocaria um desejo de largar tudo, atacaria a saúde física e mental, finanças ou família. Se eles caem, muitos membros vão para o mesmo caminho.
Como evitar? Ore, apoie e discipule seus líderes. Tenha-os o mais perto possível a ponto de deixá-los confortáveis em pedir ajuda quando necessário.
5 - Eu distorceria a Bíblia
Não, vocês não ficariam sem a Palavra de Deus, mas eu começaria a fazer algumas distorções nas pregações para que vocês acreditem em algo que nunca foi dito nas Escrituras. Vocês seguiriam o evangelho errado por um caminho diferente.
Como evitar?
Busque levar estudos bíblicos que realmente falam a verdade. Que realmente falam de salvação, confronta pecado e alimenta o espírito. Muitas igrejas estão deixando a Escola Bíblica de lado e, com isso, as pessoas estão ouvindo de tudo nas redes sociais e tomando como verdade. Voltemos ao Evangelhor real, puro e simples!
6 - Eu faria a igreja parar de orar
Faria vocês se sentirem cansados demais para orar, sem tempo demais para orar. Até acreditarem que oração não é importante e a igreja se tornar fraca.
Como evitar? Priorize a oração individual ou com a igreja. Volte a promover cultos voltados exclusivamente à oração. Que seja no monte, na igreja ou na casa de alguém. Orar mantém a igreja forte!
7 - Eu faria com que vocês fiquem indiferentes pelos perdidos
Faria com que vocês parassem de "roubar" os meus. Colocaria na mente de vocês que isso não deve ser prioridade até que fiquem fechados em seu mundo e percam a referência de uma igreja acolhedora e ganhadora de almas.
Como evitar? A igreja existe para isso! Como você pode deixar de cumprir o principal mandamento de amar ao seu próximo e não querer sua salvação? A igreja não é um clube fechado, mas um "hospital" para alma de muitos!
8 - Eu faria vocês amarem o dinheiro
Faria com que vocês corressem tanto atrás de dinheiro que a presença de Deus ficaria em segundo plano. Colocaria pregações girando em torno disso e deixaria vocês fazendo loucuras por amor ao dinheiro, até mesmo profetizando coisas vindas da suas cabeças e não de Deus.
Como evitar? A Palavra de Deus nos diz para buscarmos o Seu reino em primeiro lugar! Nada pode estar acima disso, até por que, nesse mesmo versículo (MT 6:33) diz que o que precisamos para sobreviver não faltará, se o Reino estiver em primeiro lugar. Então, não deixe que nada ocupe o trono do Senhor em sua igreja!
9 - Eu criaria uma falsas paz
Não deixaria vocês enxergarem que a igreja está morrendo espiritualmente. Simplesmente, criaria a sensação de que está tudo bem e não tem nada de mais acontecendo, até que fiquem mornos na fé.
Como evitar? Não deixe a igreja esfriar na fé. Mantenha a chama acesa através de orações, comunhão, unidade. Fortaleça as áreas da igreja, todas elas. Apoie as pessoas que mais precisam de ajuda espiritual. Busque meios de estarem mais pertos do Senhor.
10 - Eu destruiria as famílias
Acabaria com casamentos exemplares, colocaria divergências entre pais, filhos e líderes da igreja. Colocaria em suas cabeças de que não há necessidade de palavras sobre família, casais, crianças.
Como evitar? Conheça e envolva as famílias em sua igreja. Promova momentos de crescimento específicos para casais, namorados/noivos, crianças. Uma igreja forte se preocupa com as famílias e em como vão seus relacionamentos. Busque encorajá-las a fazer cultos em casa e a orarem juntos.
Conclusão
Talvez você não tenha se assustado com nenhuma dessas estratégias. É que elas já acontecem em vários lugares, infelizmente. Não há nada de novo nesse "plano" do diabo, porém, precisamos viajar para que não sejamos tragados por ele e a igreja se mantenha firme. Precisamos nos proteger e desviar constantemente das armadilhas espirituais que aparecem à nossa frente.
Amém?
Não deixe de conferir nossos posts. Acesse a página principal e se inscreva em nossa newsletter!
Gostou do post? Comente aqui embaixo o que você acrescentaria e sobre o que você gostaria que fosse abordado aqui.
Um abraço,
Marcos.
Comments